domingo, 6 de agosto de 2017

Primeiros cantos dos filhos de 2017

Hoje decidi fazer um vídeo com os primeiros cantos dos filhos de canários vermelhos e brancos, nascidos este ano (2017).
Aqui fica:


Um dos motivos pelo qual não fui colocando novidades ao longo da criação deste ano, é que logo na primeira postura apareceu o piolho nos meus pequeninos.
Não imaginam o trabalho que tive, e o dinheiro que gastei, para me livrar dessa praga e dar descanso a estas aves que tanto gosto.
Não consigo descrever o quanto me doía cada vez que via um filhote morto.
O Tabernil não foi suficiente, tal era a praga :(
A determinada altura, vi-me forçado a, praticamente, interromper a criação. Tirei as gaiolas todas do canaril, foi todo lavado com água e lixívia. Paredes e chão. Depois, nas paredes onde as gaiolas estão penduradas, usei Bio Kill, apesar de achar que já não seria necessário uma vez que a percentagem de lixívia era grande. No entanto como estava tão farto de piolhos, e de ver os meus canários a sofrer com os seus filhotes a morrer, não quis arriscar mais.
As gaiolas foram todas lavadas e desinfetadas antes de voltar para o lugar, obviamente sem os pássaros lá dentro.
Os ninhos foram todos substituídos, desta vez com a colocação de caniaves.
Mais uma vez todas as aves levaram gotas Pulmosan.
A partir daqui, felizmente, não dei conta da existência de mais piolhos.
De todos os canários nascidos na primeira postura, apenas dois sobreviveram e estão de boa saúde.
Deixo aqui uma das fotografias que tirei aos pássaros que morreram:



AGRADECIMENTO
Quero, publicamente, agradecer à minha esposa por me ter ajudado nesta tarefa gigantesca de limpar o canaril e gaiolas, tudo num único dia. Sozinho não teria conseguido. Obrigado.

Por hoje é tudo.

Abraços ornitológicos

Sem comentários: